Purplee logo Reparações Deslocações Parcerias Onde estamos Sobre nós Avaliações Contactos
×
Reparações Deslocações Parcerias Onde estamos Sobre nós Avaliações Contactos Blog


6 erros que cometes e que danificam a bateria do teu smartphone


O bem mais precioso do teu smartphone é sem dúvida a energia. É a energia que dá vida ao teu telemóvel, por isso a bateria do teu smartphone deve ser bem cuidada.

Ao longo da vida útil da bateria, cometemos vários erros, e acabamos por a danificar.

Vamos ajudar-te a prolongar a bateria do teu smartphone e explicar o que está a “matar” a bateria do teu telemóvel.

Vamos dar-te a conhecer 6 atitudes, que parecem básicas, que conheces muito bem e fazem parte do teu dia a dia, mas que nunca te deste conta que estão a danificar a bateria do teu telemóvel.

1 – Deixar o smartphone a carregar toda a noite

As baterias de iões de lítio não precisam de ser totalmente carregadas, por isso deixar o telemóvel a carregar toda a noite é um erro, segundo dados dos fabricantes de baterias. Segundo os especialistas o melhor é não carregar a bateria totalmente, manter a bateria em alta tensão nos 100%, cria stress, que é o que acontece na maioria das vezes que colocamos o dispositivo a carregar ao longo da noite.

2 – Usar o smartphone enquanto carrega

Neste caso existem alguns mitos, mas não são dadas grandes explicações quanto à sua credibilidade.

Os factos são que durante a utilização, o carregamento torna-se mais lento. Outra consequência, e esta requer mais cuidado, é do aquecimento do equipamento devido a um esforço extra. O calor é muito prejudicial para a bateria. O melhor é deixar o teu equipamento carregar com calma.

3 – Carregar o smartphone no computador

Há um aquecimento maior quando o telemóvel está a carregar numa porta USB de um computador do que na corrente elétrica. Além de, as portas USB dos computadores podem ser mais lentas a carregar o smartphone. Outro motivo é a corrente elétrica não ser estável e constante e estar exposta a sofrer picos derivados do próprio computador e isso tem uma influência direta na bateria.

Baterias expostas a temperaturas de 40ºC podem perder a sua capacidade até 65%. Ligar às portas USB em constante tensão provoca essa temperatura extrema.

4 – Deixar acabar a carga da bateria do teu smartphone

No passado havia esse mito, quando as baterias eram de níquel, hoje em dia já não se aplica. Deixar acabar a carga completamente, só aumenta o número de ciclos e acaba com a vida útil da bateria. Deves ter sempre a bateria entre os 30% e 80%, assim não haverá problema com os ciclos e evita o chamado stress que diminui o desempenho da bateria.

5 – Deixar o smartphone a carregar dentro do carro

Sabias que as baterias são fabricadas com diversos dispositivos de segurança interno? Esta segurança é garantida por 3 camadas, quando a estabilidade e componentes da bateria são ameaçados.

Temperaturas baixas ou altas podem fazer com que o telemóvel altere a sua dinâmica para regular a sua temperatura. A temperatura ideal é entre os 0ºC e os 35ºC. Se for utilizado em temperaturas muito frias, fora do intervalo, pode ser prejudicial para a bateria e pode encurtar temporariamente a duração da mesma e pode fazer com que o teu telemóvel se desligue. Pode voltar ao normal quando estiver em temperaturas mais quentes.

Não deixes o teu telemóvel dentro do carro, uma vez que as temperaturas podem ultrapassar os limites quando está estacionado.

6 – Usar o carregador errado para carregar o teu smartphone

Não uses carregadores sem certificação do fabricante da marca do teu telemóvel. O carregador do teu fabricante foi desenhado de forma otimizada para o carregamento da tua bateria, para receber a tensão correta. Se for alterado por outro carregador, de outra marca, pode causar um dano irreversível na bateria do teu smartphone. O barato pode sair caro!

Em suma

Estas são algumas dicas, simples e importantes do que não deves fazer, se queres melhorar, prolongar o desempenho e o tempo útil de vida da bateria do teu smartphone!

11 Maio 2020 | Sónia Pena