Purplee logo Reparações Deslocações Parcerias Onde estamos Sobre nós Avaliações Contactos
×
Reparações Deslocações Parcerias Onde estamos Sobre nós Avaliações Contactos Blog


Cascais vai ter centros de testes grátis!


A Câmara de Cascais prepara-se para instalar dois locais dedicados ao diagnóstico laboratorial para rastrear a população do município, a pedido da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, com os laboratórios Germano Sousa e Joaquim Chaves.

Um dos centros de rastreio vai funcionar no centro de congressos de Cascais e outro na Cerci (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas) da Rana e os testes serão gratuitos, adiantou o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

Por isso é que o centro de congressos de Cascais fica destinado à população das antigas freguesias de Cascais, Estoril e Alcabideche a Cerci da Rana, um equipamento novo e ainda por estrear, para os habitantes das freguesias de Carcavelos, Parede e S. Domingo de Rana.

"Temos uma capacidade máxima de mil camas, entre equipamentos sociais e desportivos, queremos estar preparados caso a epidemia atinja grande dimensão”, adianta. Os dois centros estarão abertos a toda a população do município, 214 mil pessoas, mas, “para não haver grandes aglomerados”, será necessária uma pré-inscrição para marcação e as pessoas serão sujeitas a um rastreio à chegada, explicou Carlos Carreiras.

O rastreio permitirá perceber quem tem critérios para o diagnóstico laboratorial, nomeadamente se esteve em contacto com alguém infetado, se tem sintomas da doença provocada pelo novo coronavírus (a covid-19), “ou seja, se tem algum facto mínimo” para efetuar o diagnóstico laboratorial, especifica o presidente da Câmara.

“Se for 25% da população, serão cerca de 50 mil pessoas.” Obviamente, apenas uma pequena parte será testada.

Este artigo foi inspirado no Site: Público

Artigo inspirado no site: Público

19 Março 2020 | Sónia Pena